segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Morre italiana que teve direito à eutanásia

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009 - by Unknown 10

Morre Eluana, a italiana que estava em coma havia 17 anos.


Vítima de acidente em 1992, Eluana Englaro morreu em clínica em Udine.
Seu caso provocou na Itália uma polêmica sobre a eutanásia.

0,,17488229,00
O caso Eluana provocou uma polêmica sobre a eutanásia na Itália, com a mobilização de grupos ligados à Igreja Católica e contrários à prática, e abriu uma crise entre o premiê Silvio Berlusconi (contrário à eutanásia) e o presidente Giorgio Napolitano.
Eluana estava internada desde 2 de fevereiro na clínica La Quiete de Udine, no nordeste da Itália, depois de ter sido transferida de Lecco, próximo a Milão.
Eluana estava havia três dias sem receber comida e hidratação. A família de Eluana ganhou o direito de deixá-la morrer depois de 17 anos de estado vegetativo. Ela estava em coma desde que sofreu um acidente de carro em 1992.
Em 21 de janeiro, um tribunal de Milão derrubou uma decisão de autoridades regionais que impedia os hospitais da região de cooperar com o fim da vida de Eluana. Isso encerrou a batalha judicial de dez anos travada pelo pai de Eluana.
A equipe médica havia previsto um protocolo que começava com a redução de 50% dos elementos nutrientes que eram fornecidos para mantê-la com vida, segundo o neurologista De Fanti. Mas o processo foi acelerado depois das tentativas do premiê Berlusconi para barrar o processo.
O pai de Eluana teria sido avisado da morte da filha pelo anestesista Amato de Monte, segundo a agência EFE. Ao saber da notícia, ele não fez comentários e disse que queria ficar só.

Recentemente falamos aqui sobre a eutanásia, veja a matéria aqui!

Tags:
Template para Blog

Template para Blog é um website especializado em Templates de Altíssima Qualidade para Blogger / Blogspot totalmente grátis para download e traduzidos para o português para a sua comodidade

10 comentários :

  1. Acho que a pessoa vive ou more quando ela quiser
    abraços

    www.filipeferminiano.com

    ResponderExcluir
  2. Oi :D
    Acho que só os pais e a família dessa moça sabem o quanto é ruim ver seu parente vegetando por tanto tempo...
    Deve ser uma decisão familiar e não política ou religiosa.
    ;T

    Abraços,
    Daniel.
    http://www.esovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nesses casos a eutanásia é tem que ser praticada.

    ResponderExcluir
  4. Cara, essa questão da eutanásia é muito complexa. Eu, particularmente, por acreditar muito nos avanços científicos, defendo a não permissão para a prática. Deve ser foda descobrir que "a cura" surgiu pouco tempo depois da desistência. Mas também vejo como é duro viver 17 anos praticamente morta. Complexo demais.

    Bacana o blog!

    ResponderExcluir
  5. essa decisão deve ser da família, né? ficam esses políticos metendo o dedo...a igreja metendo o dedo..ah, não dá..como ela não pode decidir, o melhor é deixar isso nas mãos de quem pode e se importa com ela.
    eu sei que tem uns poucos casos de gente que ficou assim, vegetando, por sei lá..20 anos..e conseguiu voltar à vida "normal"..mas são casos raros, né? ainda assim...estar há 17 anos esperando um familiar "acordar"..sustentando expectativas que podem não dar em nada? =|
    é, é complexo.
    beijo!

    ResponderExcluir
  6. Querido amigo avassalador...
    Já somos fãs de carteirinha, então fica este coments...
    Noticia triste. Não é novidade,já aconteceu varias vezes e sempre com grande divulgação... o problema etico que ronda a eutanasia vai perdurar por muito tempo... o sofrimento de perder a materia decrepta leva a muitos evitarem encarar a situação ...
    venha nos visitar tb
    http://avassaladorasrio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, peço para acessares meu blog (http://in-utilidade-publica.blogspot.com), pois fostes indicado na minha lista-selo "top ten", do Olha Que Blog Maneiro.

    Abração

    ResponderExcluir
  8. Este caso virou polêmica pq até o Vativano tentou intervir e a mídia divulgou, mas quantos casos como esse vem ocorrendo?
    Se os pais decidiram por este fim, com certeza sabiam oq estavam fazendo...quem somos nós pra julgarmos o que é certo ou errado sem estármos na pele deles?

    Bjus e parabéns pelo blog♥

    ResponderExcluir
  9. Sou a favor da eutanásia, só não entendir porque em vez de ter cortado nutrientes e hidradatação, não deu logo algum tipo de injeção sei lá...

    ResponderExcluir
  10. QUEM DA O DIREITO A VIDA OU A MORTE É DEUS! ELA ESTAVA EM COMA PARA O HOMEM MAIS NINGUÉM SABE QUAL ERA O MOMENTO ESPIRITUAL QUE ELA ESTAVA PASSANDO, SE ISSO FOI INTERROMPIDO NA HORA ERRADA QUEM PAGARA O PREÇO??

    ResponderExcluir

Traduzido por: Template para Blog