terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A origem das palavras

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009 - by Unknown 2

De onde vem a palavra "gravata"?

A palavra "gravata" é originária da palavra do idioma sérvio-croata hrvat, que por sua vez saiu do alemão Kravat, que finalmente saiu do francêscravate. Em francês, cravate significa gravata e também croata, devido a uma tira de pano que os soldados croatas (mercenários do Exército francês) usavam, amarrada ao pescoço, no século XVII.

A origem da palavra "suíte"

A palavra suíte, usada para designar os quartos que são ligados a um banheiro independente dos outros cômodos, vem do francês la chambre ensuite la salle da bain, que significa "o quarto seguido do banheiro", designação usada nas plantas dos imóveis. Com o tempo, a expressão foi reduzida apenas a suíte.

A origem da palavra "grunge"

O nome "grunge", estilo musical nascido no final dos anos 80, que dominou a cena da música na década passada, deriva do som produzido pela palavra garage. A designação é uma alusão às "bandas de garagem" de Seattle, muitas das quais acabaram ganhando fama internacional, que deram a luz ao ritmo.

De onde vem a expressão "lágrimas de crocodilo"?

Quando os crocodilos comem uma presa, eles a engolem sem mastigar. Para isso, abrem a boca de tal forma que ela comprime a glândula lacrimal, localizada na base da órbita, o que faz com que os répteis lacrimejem. A partir dessa observação, passou-se a dizer que as pessoas que choram sem razão, ou por fingimento, derramam lágrimas de crocodilo.

A verdadeira origem da palavra "forró"

A origem mais conhecida da palavra "forró" conta que os ingleses que viviam em Pernambuco, no início do século XVIII, colocavam placas com a expressão "For all" (para todos) na entrada dos bailes que promoviam, indicando que todos podiam participar da festança embalada pelo ritmo nordestino, e assim a palavra acabou se aportuguesando. A verdade, porém, é que "forró" vem de "forrobodó", uma expressão que dava nome a festas recheadas de música, dança e aguardente. O primeiro registro conhecido da palavra data de 1733, no jornal O Mefistófolis: "Parabéns ao Dr. Artur pelo grande forró realizado em sua casa..."

De onde vem a expressão "fazer a sesta"?

A expressão "fazer a sesta" refere-se ao hábito dos antigos romanos de descansar após o almoço, o que acontecia na sexta hora do dia. Na Roma antiga, o dia começava com o raiar do sol às seis da manhã e era costume, como ainda é em muitos países, tirar um cochilo até o meio da tarde.

De onde vem a expressão “Foi feito nas coxas”?

Segundo guias turísticos da cidade de Porto Seguro, Bahia, local do descobrimento do Brasil, colonizadores da época obrigavam escravos a utilizar as próprias coxas para moldar telhas, o que fazia com que elas fossem bastante irregulares. Devido a isso, quando um trabalho é malfeito ou fica pior do que o esperado diz-se que "foi feito nas coxas". Essas peças foram usadas na contrução da primeira igreja católica do Brasil, localizada na Cidade Histórica, centro cultural da cidade.

De onde vem a expressão  “Bendito seja”?

Bento, Benedito, abençoar, bênção e bendito têm a mesma origem: a expressão latina, benedictus (dizer bem). O elemento "dictus" é uma forma do verbo dicere (dizer) aí usada com sentido sagrado, correspondendo à idéia de profetizar bom futuro.

Palavra "Apocalipse" vem do grego e significava revelação

A palavra Apocalipse, hoje usada com o sentido de grande cataclismo, em sua origem (do grego, apokalypse) significava revelação. É o nome dado ao último livro do Novo Testamento, escrito em linguagem incompreensível, mas que se supõe ser predição terrificante sobre o destino final da espécie humana.

A casa da mãe Joana

A expressão "casa da mãe Joana" foi inspirada na condessa de Provença e rainha de Nápoles, Joana I (1326-1382). A nobre dama regulamentou os bordéis de Avignon em 1347, e a partir daí teve seu nome vinculado a prostíbulos, lugares onde impera a bagunça.

Tags:
Template para Blog

Template para Blog é um website especializado em Templates de Altíssima Qualidade para Blogger / Blogspot totalmente grátis para download e traduzidos para o português para a sua comodidade

2 comentários :

  1. ehaueheaue, Gostei cara. Muito interessante. Uma das poucas coisas que sei é que a origem dos tubantes que as baianas usam na cabeça vieram de um portuguesa que estava com piolhos e por isso enrolou a cabeça em um pano. =D

    ResponderExcluir
  2. Estou passando pra te avisar que indiquei teu blog em "Seu Blog é Roxie". Passa no meu blog e pega teu selo.

    Abraço

    ResponderExcluir

Traduzido por: Template para Blog