quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Xenofobia

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 - by Unknown 12

Saiba o que é Xenofobia.


Xenofobia é um termo que significa aversão a uma pessoa ou situação.

Xenofobia é uma palavra de origem grega que significa antipatia ou aversão a pessoas e objetos estranhos. O termo tem várias aplicações e usos, o que muitas vezes provoca confusões em relação ao significado. A xenofobia como preconceito acontece quando há aversão em relação à raça, cultura, opção sexual, etc.
Em outra abordagem, o termo é usado para designar uma doença psiquiátrica, o indivíduo portador possui medo excessivo de situações e pessoas estranhas. De forma mais sintetizada, é o temor de uma pessoa em relação a tudo que é diferente para ela; exceto os casos de medo natural do desconhecido; nesse caso não é considerado xenofobia.
A xenofobia, como doença, é considerada uma perturbação psicológica de característica fóbica; sua principal característica é a elevada ansiedade desenvolvida a partir de situações vividas por um indivíduo quando se depara com um fato inédito ou estranho.
Pessoas que possuem esse distúrbio geralmente evitam ter contato com outros indivíduos estranhos, essa atitude tem como objetivo poupar o xenófobo de angústia, ansiedade, elevação da tensão arterial e freqüência cardíaca, além de apresentar ataque de pânico.

 

 

Amorim acredita em xenofobia no ataque à brasileira na Suíça

O governo brasileiro acredita em motivações xenofóbicas para o ataque à brasileira Paula Oliveira, agredida na última segunda-feira (8), em Zurique, por supostos neonazistas. Se as investigações das autoridades suíças confirmarem a tese, o Brasil poderá denunciar o caso à Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas.

"Não podemos fazer nenhum pré-julgamento, mas há uma aparência evidente de xenofobia, o que é uma coisa preocupante", afirmou hoje (12) o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Na avaliação do ministro, o fato de não ter havido roubo ou estupro indica que as agressões - que resultaram na perda dos dois bebês que Paola estava esperando - devem ter sido motivadas por preconceito.
A preocupação brasileira foi manifestada pelo chefe do Departamento das Comunidades Brasileiras no Exterior, Eduardo Gradilone, ao encarregado de negócios da Suíça no Brasil, Claude Crottaz, em reunião hoje. "Enfatizamos a importância de que um caso que tem uma aparência de xenofobia muito forte seja investigado como deve ser, não só em atenção à pessoa que foi agredida, mas também pelas boas relações entre o Brasil e a Suíça", afirmou Amorim.
Segundo o chanceler, a Embaixada do Brasil em Berna já foi mobilizada para fazer o mesmo tipo de representação junto ao governo suíço. Hoje, a consul-geral do Brasil em Zurique, Vitoria Cleaver, esteve com autoridades policiais suíças e pediu transparência para que o governo possa acompanhar as investigações.
"Evidente que é um caso chocante. Tomamos as medidas que devíamos tomar junto ao governo suíço das várias formas que podíamos tomar, tanto diretamente junto às autoridades policiais de Zurique quanto em relação à chancelaria em Berna e à Embaixada da Suíça no Brasil, e estamos aguardando os desdobramentos disso", disse Amorim.
De acordo com o ministro, a postura brasileira, após a conclusão das investigações, dependerá do que for feito pelas autoridades suíças em relação ao caso e aos agressores.
"Não adianta aventar hipótese agora porque não sei qual a direção que as investigações vão tomar. É preciso que as autoridades suíças façam a investigação. Temos confiança de que farão, temos confiança de que manterão a transparência e temos confiança de que haverá punição adequada porque creio que a Suíça não tem interesse em manter uma imagem negativa", afirmou o chanceler brasileiro, lembrando que no último dia 7 a população suíça disse sim, em referendo, a um acordo que garante livre acesso dos trabalhadores da União Européia ao mercado do país.
A hipótese de xenofobia daria, ao Brasil, direito de denunciar o caso junto à Comissão de Direitos Humanos da ONU. Caberia ao órgão investigar e exigir que o governo suíço adote medidas severas para evitar esse tipo de conduta.

 

(Opinião)

Volta e meia voltamos a ver casos de xenofobia nos noticiários; sempre em países desenvolvidos, será que são tão desenvolvidos assim? A mulher ficou toda marcada com palavras racistas e as autoridades da Suíça  ainda acham que não é caso de xenofobia, com certeza querem ocultar o caso!

Vejam as fotos!

21                

 

 

 

 

 

                         19

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O ataque foi atribuído aos skinheads!

 

Características dos Skinheads            Fonte: Wikipédia

A cultura skinhead da década de 1960 era formada majoritariamente por jovens da classe operária britânica. O vestuário skinhead, com botas e suspensórios, reflete em certa medida a indumentária operária da Inglaterra desta época.

Existem diversas particularidades culturais e ideológicas que definem diferentes tipos de skinheads.

No aspecto geral:

  • Os tradicionais, ou trads, que estão mais intimamente ligado aos costumes da década de 1960, especialmente a versão inglesa dos rude-boys.
  • Os boot-boys (mais tarde chamados de skinhead Oi! ou simplesmente skinhead), forma exagerada e quase caricatural do estilo tradicional e que se tornou a vertente mais comum a partir da década de 1980.
  • Os casuais são uma continuação da evolução skinhead, que evoluiram dos hooligans. O estilo ganhou força nos tempos em que se foi proibida a entrada de pessoas com botas dentro dos estádios de futebol, o que obrigou os skins fanáticos pela bolinha, e também, por brigas futebolísticas, a diversificar um pouco seu vestuário, trocando as botas pelo tênis. Com o passar dos tempos o visual dos casuais também evoluiu e ganhou características próprias, sendo utilizado como disfarce para brigas entre hooligans.
  • Outros grupos de curta existência como smoothies, suedeheads, crombie boy e outros.

Nas divergências ideológicas (iniciadas na década de 1980):

  • Os chamados apolíticos, que se alienam deliberadamente das questões ideológicas da cultura skinhead, travando relações com qualquer dos grupos abaixo (no Brasil, esse tipo é comum em Curitiba).
  • Os white power (ou bonehead, como são chamados perjorativamente dentro da cultura skinhead) são defensores da ideologia neo-nazista ou racialista. Sua origem é o sucesso da banda neo-nazista Skrewdriver e a as ações das organizações também neo-nazistasNational Front e British Movement que a partir de então aproveitaram da xenofobia (o chamado paki-bash, espancamento de paquistaneses e outros asiáticos) e nacionalismo despolitizado de alguns skinheads para organizar alguns indivíduos brancos num movimento branco-separatista.
  • Os SHARP, abreviação de Skinheads Against Racial Prejudice ("skinheads contra o preconceito racial"), originalmente um grupo de combate aos white-powers e mais tarde, com a difusão do movimento racista, uma forma de identificar um skinhead como não-racista.
  • Os RASH, Red and Anarchists Skinheads ("skinheads vermelhos e anarquistas"), que promoviam ideologias esquerdistas a princípio como mais uma forma de combate aos white-powers e mais tarde também como forma de combater o caráter direitista da fase politizada da cultura skinhead em geral.

 

 

Alguma opinião?

Tags:
Template para Blog

Template para Blog é um website especializado em Templates de Altíssima Qualidade para Blogger / Blogspot totalmente grátis para download e traduzidos para o português para a sua comodidade

12 comentários :

  1. Um incidente lamentável, de uma brutalidade assustadora que infelizmente nos fez atentar para a proporção dos efeitos da xenofobia no mundo.
    Preconceitos e discriminações são práticas descabidas no mundo em que vivemos hoje, porém infelizmente ainda podemos enxergar que isso está enraizado de forma veemente na maioria dos países desenvolvidos.
    Agora é esperar e torcer para que as autoridades e os direitos humanos tratem o assunto com menos tolerancia e repensem estratégias para confrontar esses tipos de práticas.
    No mais, excelente texto, parabéns.

    Se quiser ir até o meu depois, está convidadíssimo, rs.
    www.teusdias.blogspot.com

    []´s

    ResponderExcluir
  2. Coitada dela, deve ter doído muito.
    É, não são tão desenvolvidos assim.

    ResponderExcluir
  3. parabéns peloblog e em especial pelo post a respeito da xenofobia, gostei do que aprendi lendo o post , infelizmente não é uma hora muito agradavel para se falar em xenofobia, mas é assim que as coisas funcionam,as pessoas apenas se preocupam com tais assuntos quando algo de ruim acontece aos seus, mesmo assim parabens pelo blog

    abraço

    ResponderExcluir
  4. ahhhhhhh sim, esse povo tem só xenofobia pelas pessoas latinas, negras, etc, contra outra né, se vc aqui era tudo bandido não xenofóbico!!

    ResponderExcluir
  5. São um banda de idiotas mal amados, essa é a minha opinião. Acredito que eles tem pavor a gente grávida pq a mãe deles deve ter rejeitado eles em algum momento, só pode.
    Povo mais idiota, deveriam ser banidos desse mundo, um povo desse não tem amor a vida, se morrer, nem faz falta.
    Estou acompanhando seu blog, é muito bom!!

    ResponderExcluir
  6. é dificil de acreditar que ainda hoje exista pessoas tao imbecis de pensamentos e maneiras tao mediocres, fiquei indignada com esse caso da Pernambucana,sera que a humanidade nunk ira se preocupar com seu proximo?

    ResponderExcluir
  7. Mto phoda esse caso com a pernambucana, odeio esses gangues malditas

    ResponderExcluir
  8. Bom post, parabéns pelo conteúdo. Este é um tema recorrente na humanidade. Por mais tecnologia e avanços na ciência, o ser humano continua fazendo discriminação de raça, credo, condição social e cultural etc. Temos muito que evoluir como sociedade.
    Estou acompanhando o blog.

    Rogerio Martins
    http://saladeterapia.blogspot.com/
    http://palestranterogeriomartins.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. ótima matéria... xenofobia é algo sério e tem tomado proporções enormes... e isso é em países desenvolvidos e subdesenvolvidos!

    excelente texto! :*

    ResponderExcluir
  10. Ótimo texto, só que vc deveria se informar mais, sobre o que vc está dizendo...
    A história teve um final que todo mundo não esperava, se concluiu a verdade... "Tem gente querendo tirar vantagem da situação pelo fato de não ser caucasiano(branco), assim como acontece em cotas de faculdade e etc...
    Oh povinho que sempre tenta se dar bem com o "jeitinho brasileiro".
    É por histórias com finais como este que o mundo inteiro odeia brasileiros...
    Eu sou brasileiro e já desisti...

    ResponderExcluir

Traduzido por: Template para Blog