A RELAÇAO EXISTENTE ENTRE O TRABALHO DA PSICOPEDAGOGA E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA NO SENTIDO DE MINIMIZAR OU PREVINIR OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM.
BASEADO EM LEITURA E DISCURSÕES COMPREENDE-SE QUE O TRABALHO DO PSICOPEDAGOGO ESTÁ EM CONQUISTAR UMA BOA RELAÇÃO COM OS COMPONENTES DE DIFERENTES CATEGORIAS PROFISSIONAIS. OUTRO ASPECTO IMPORTANTE É A ÉTICA POIS É PRECISO MUITA DESCRIÇÃO NAS ATIVIDADES QUE CHEGUEM AO SEU CONHECIMENTO.
O PSICOPEDAGOGO TEM COMO META PRINCIPAL ESTABELECER EM VÍNCULO POSITIVO COM O APRENDIZ, PARA RESGATAR O PRAZER DE APRENDER.
PORÉM CONSIDERAR O APRENDENTE COMO UM TODO, SEU MEIO E SUAS RELAÇÕES. COM UM OLHAR AMPLO, IMPARAVÉL E SEM PRECONCEITOS. UMA ESCUTA ATENTA QUE VÁ ALÉM DAS EVIDÊNCIAS PELA FAMÍLIA E PELA ESCOLA.
O PSICOPEDAGOGO É UM PROFISSIONAL QUE APONTA CAMINHOS PARA MUDANÇAS LIGADAS AO SABER E NÃO SABER, A RAPIDEZ E A LENTIDÃO E OUTROS OPOSTOS QUE SE APRESENTEM EM UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM. É IMPORTANTE RESSAUTAR QUE O PSICOPEDAGOGO NÃO TRABALHA SOZINHO ATUA EM PARCERIA COM OUTROS PROFISSIONAIS.
UMA CRIANÇA QUE APRESENTA DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM; O DIAGNÓSTICO TEM QUE SER AUXILIADO POR OUTROS PROFISSIONAIS PARA UMA PROFUNDA INVESTIGAÇÃO COM O OBJETIVO DE EVITARGRANDES PROBLEMAS. É COM ESSA PREVENÇÃO A CRIANÇA POSSA TER UMA PROFUNDA INVESTIGAÇÃO COM O OBJETIVO DE EVITAR GRANDES PROBLEMAS. É COM ESSA PREVENÇÃO A CRIANÇA POSSA TER TODA A ATENÇÃO POSSÍVEL. E O PRIMEIRO PASSO É DESENVOLVER DIVERSOSTIPOS OU MÉTODOS DE ENSINO COM A FINALIDADE DE LIVRAR O POFESSOR DA CULPA DE NÃO TENTAR ALGO MAIS.
PARA CONCLUIR, RESUME-SE QUE O OBJETIVO DO TRABALHO DA PSICOPEDAGOGA CONSISTE EM PROMOVER MUDANÇAS (INDIVIDUAIS DE GRUPO OU METODOS), PARA MELHORAR CONDIÇÕES OU RECURSOS E O ENSINO REALIZADO A TAREFA PREVENTIVA QUE LEVE UMA DIMINUIÇÃO DOS PROBLEMAS QUE TANTO A ESCOLA COMO O PRÓPRIO PSICOPEDAGOGO ENFRENTAM.
0 Comentários :