quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Retirada parcial das tropas do Haiti

quarta-feira, 26 de outubro de 2011 - by Unknown 0

O Conselho de Segurança da ONU aprovou no último dia 15 de outubro, a remoção de 20% do contingente militar instalado no Haiti. A previsão é retornar, no prazo de um ano, ao número equivalente a 7100 militares, o mesmo de antes do terremoto que assolou o país em janeiro do ano passado.


Enviada ao Haiti em 2004, a MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti) é rodeada por casos de abusos aos direitos humanos, disseminação de doenças e corrupção. A divulgação e a conseqüente punição destes crimes que violam não só a integridade dos cidadãos haitianos mas também a soberania e independência do próprio país, são raras, no entanto. As informações veiculadas por grande parte da imprensa são carregadas de elogios à ocupação militar, principalmente brasileira, protagonista da missão, o que dificulta a discussão sobre a realidade haitiana e a retirada ou não das tropas internacionais.


No intuito de promover a reconstrução física, política e econômica do país, as forças de paz da ONU detém a hegemonia nos processos de deliberação sobre a situação do Haiti, em detrimento da participação do povo. O processo eleitoral de 2006, por exemplo, não contou com o partido popular do país, e a cátedra foi formada conforme os moldes dos órgãos internacionais.

O Haiti conta com mais de um milhão de desabrigados e 2300 deslocados como conseqüência da fome, sede, e desastres naturais. O aumento exponencial dos preços de moradia e alimentação promove um êxodo da população em direção ao campo, e as poucas terras que sobraram concentram-se nas mãos da elite e do exército internacional. Essa situação se agrava com a degradação do espaço urbano e o conseqüente surgimento de favelas nas principais cidades. Ao relatar uma missão de entrega de água potável a uma comunidade na periferia, o coronel Obregon contou que, em reação à quebra de uma caixa d’água no local, se recusou a levar água para essa região por duas semanas. “Posso entregar água sem a caixa d’água? Não posso. Aí deixamos 15 dias sem água. Faz parte. Alguém tem que sofrer. Paciência. Tem que sofrer”. Nenhuma nota sobre o ocorrido foi publicada.

Tags:
Template para Blog

Template para Blog é um website especializado em Templates de Altíssima Qualidade para Blogger / Blogspot totalmente grátis para download e traduzidos para o português para a sua comodidade

0 Comentários :

Traduzido por: Template para Blog