terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Entenda a relação entre Sopa e Pipa, o Megaupload e o Anonymous

terça-feira, 31 de janeiro de 2012 - by Unknown 0

Qual a relação entre Sopa e Pipa, o Megaupload e o Anonymous?

Qual a relação entre Sopa e Pipa e o fechamento do Megaupload, que resultou em ataques do Anonymous a sites? Nenhuma. O fato de alguns eventos terem acontecidos muito perto um do outro, durante esta semana, aparentemente gerou confusão. Vamos entender essa história.

imagem


Página inicial do Megaupload. Site era o 73° maior do mundo. (Foto: Reprodução)


Personagens
> Sopa e Pipa: são projetos de lei norte-americanos contra a pirataria que dão aos Estados Unidos o poder de tirar qualquer site do ar por infração de direito autoral. Por serem projetos, isso significa que eles ainda não têm nenhum valor legal e não podem ser usados para derrubar sites. O Sopa (Stop Online Piracy Act) é a versão da Câmara dos Deputados do Pipa (Protect IP Act), que tramita no Senado. O Pipa, por sua vez, é a versão 2011 do projeto de lei chamado de Coica (Combating Online Infringement and Counterfeits Act), que foi votado e derrubado em 2010.
> Megaupload: site de compartilhamento de arquivos e o 73° maior site do mundo, que foi fechado pelo FBI no final desta quinta-feira (19). Seus donos foram acusados de formação de quadrilha para facilitar a pirataria e lavagem de dinheiro.


> Anonymous: rótulo empregado por manifestantes on-line e alguns hackers em ações normalmente retaliativas contra atitudes que eles discordam, principalmente ataques à liberdade de expressão. O meio mais comum de manifestação do Anonymous é o ataque de negação de serviço, que sobrecarrega um site até ele ficar inacessível, mas alguns indivíduos mais habilidosos também se identificam com o movimento e realizam invasões para expor informações de pessoas ou empresas.


O que aconteceu


> Quarta-feira (18): Dia de protesto mundial contra o Sopa e o Pipa, que estava para ser votado nos Estados Unidos. O protesto contou com o apoio da Wikipedia, que se autocensurou durante o dia para alertar internautas sobre o perigo do Sopa. Google lançou petição que teve 4,5 milhões de assinaturas, e vários outros sites aderiram ao movimento, voluntariamente. Nenhum ataque do Anonymous foi registrado neste dia, marcado como dia mundial de protestos contra o Sopa.
> Quinta-feira (19): Já no início da quinta-feira, o Sopa e o Pipa estavam para ser arquivados. Durante os atos da quarta-feira, os projetos perderam parte do apoio que tinham no Congresso norte-americano e, principalmente, ganharam vários oponentes devido aos protestos mundiais. No final da quinta-feira, o site Megaupload.com foi retirado do ar com base nas leis antipirataria existentes ? sem relação com esses projetos. O Anonymous iniciou a retaliação contra o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e o site cai.


> Sexta-feira (20): O FBI também é alvo e cai, junto de outros sites ligados ao Departamento de Justiça, a gravadora Universal Music Group (UMG), que estava sendo processada pelo Megaupload, o grupo Vivendi (dono da UMG), os estúdios da NBC Universal (produtores de filmes, sem relação com a UMG), o BMI (que coletam royalties de músicas), entre outros. Separadamente, o Sopa é arquivado na Câmara e o Pipa é suspenso.
Entre os alvos inicias do Anonymous não estava a Câmara dos Deputados (onde tramitava o Sopa) nem o Senado (onde estava o Pipa). Os ataques eram inteiramente como retaliação à retirada do Megaupload, que se deu com as leis antipirataria já existentes pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
É claro que há uma relação, sim, entre o Megaupload e os protestos do Anonymous. A relação, somente dessas duas partes, é completa ? o fechamento do Megaupload é o motivador dos ataques.
Mas o Anonymous não teve nenhuma relação com o arquivamento e a suspensão do Sopa e do Pipa, embora seja verdade que o Anonymous, por ser a favor da liberdade de expressão e em geral até da pirataria, seja totalmente contra essas leis. No final da quinta-feira e na sexta, porém, quando o Anonymous entrou em cena, os projetos já estavam derrotados.

fonte: G1/Globo

Template para Blog

Template para Blog é um website especializado em Templates de Altíssima Qualidade para Blogger / Blogspot totalmente grátis para download e traduzidos para o português para a sua comodidade

0 Comentários :

Traduzido por: Template para Blog